Balneário Camboriú: Seminário encerra campanha Maio Amarelo com debate sobre mobilidade e humanização no trânsito

Evento promovido pela BC Trânsito reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil no auditório da Uniavan

A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), promoveu na quarta-feira (27) o seminário de encerramento da campanha ‘Maio Amarelo 2026’. Com o tema “Micromobilidade e Trânsito Humanizado: desafios, responsabilidades e transformação humana”, o encontro reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil no auditório da Uniavan.

O seminário foi dividido em três painéis temáticos, com discussões voltadas à mobilidade urbana, educação para o trânsito, fiscalização e construção de uma cultura mais humana e segura nas vias públicas.

Durante a abertura do evento, a prefeita, Juliana Pavan destacou a importância da conscientização coletiva para transformar o trânsito em um espaço mais seguro e respeitoso para todos.

– Hoje convivemos com um aumento significativo no uso de bicicletas elétricas, patinetes e outros modais que transformaram a forma como as pessoas se deslocam. Isso exige do poder público maior responsabilidade, planejamento e ações concretas para garantir segurança e a organização no trânsito. E nós estamos avançando em soluções que educam e fiscalizam. Também em sinalização adequada. O trânsito é um espaço compartilhado e cada escolha feita nele impacta diretamente a vida das pessoas – afirmou a prefeita.

PAINÉIS

O primeiro painel abordou o tema “Micromobilidade elétrica: moda passageira ou transformação urbana”, com mediação do procurador-geral de Balneário Camboriú, Diego Montibeller. Participaram do debate o promotor de Justiça Jean Michel Forest, o supervisor operacional dos Agentes de Trânsito, Peterson Lourival Lopes, e a secretária de Saúde, Aline Leal. O grupo debateu os impactos do crescimento dos modais elétricos na cidade e os desafios relacionados à regulamentação, à segurança e a convivência no espaço urbano.

Na sequência, o segundo painel tratou do tema “Educação, Fiscalização e Vida: o papel das forças de segurança”, mediado pelo delegado da Polícia Civil David Tarciso Queiroz de Souza. Participaram o comandante do 13º Corpo de Bombeiros Militar, tenente-coronel Thiago da Silva Martins; representando o 12º Batalhão da Polícia Militar o sargento Jonatas Devides Antunes; o secretário de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú, Carlos Alberto Araújo Gomes; e o diretor-presidente da BC Trânsito, José Evaldo Hoffmann Júnior. O debate enfatizou a atuação integrada das forças de segurança e a importância da educação e da fiscalização na preservação da vida.

O terceiro e último painel discutiu o tema “Sociedade civil organizada na construção de um trânsito humano”, com mediação do presidente do Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania de Balneário Camboriú, Valdir de Andrade. Participaram o advogado Ricardo Fragoso, a psicopedagoga da Escola Pública de Trânsito da BC Trânsito, Karine Winter, Helder Couto Vieira e o ex-vereador Luis Carlos Chaves Junior. Os convidados debateram o papel da comunidade, das instituições e da educação na promoção de mudanças culturais no trânsito.

O diretor-presidente da BC Trânsito, José Evaldo Hoffmann Júnior apontou que o seminário encerra o Maio Amarelo reforçando a necessidade de diálogo e conscientização permanente sobre mobilidade e segurança viária. Segundo ele, a construção de um trânsito mais humano depende do envolvimento conjunto do poder público e da população.

————————–

Texto: Priscilla Gomes

Foto: Divulgação/PMBC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']