SANTA CATARINA APOIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE O RIO URUGUAI E QUESTÕES DE FRONTEIRA

Seminário vai ocorrer na segunda semana de novembro em Uruguaiana

Rios que formam o Rio Uruguai – Rio do Peixe e Rio Pelotas (foto).

A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Catarina anunciou que participará do apoio ao Seminário Internacional do Rio Uruguai e Questões de Fronteira, que ocorre nos dias 7 e 8 de novembro em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. O evento visa destacar a importância do estado como promotor da integração regional na Bacia do Rio Uruguai, no contexto do Mercosul, e busca firmar acordos voltados para a conservação do rio.

– Há muito tempo, Santa Catarina é protagonista na integração regional em torno da bacia do Rio Uruguai. Uma parte significativa do Estado está contida nela, e a economia catarinense depende desse recurso fundamental, que é a água. As nascentes do Rio Uruguai estão localizadas nas encostas da Serra Geral, e foi criado um corredor ecológico com a finalidade de proteger as principais nascentes dos rios catarinenses, entre elas as do Rio Uruguai – destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Guilherme Dallacosta.

Rio Uruguai na altura do município de Chapecó.

Santa Catarina, situada na parte alta do Rio Uruguai e berço das suas nascentes mais distantes, desempenha um papel crucial na preservação dos recursos hídricos da bacia. Esses recursos são essenciais para a sustentabilidade econômica da região, que depende fortemente da água em setores como agroindústria, agricultura, comércio, indústria, turismo e geração de energia. A gestão responsável desses recursos é vital para assegurar o desenvolvimento sustentável, a proteção dos ecossistemas e a qualidade de vida da população local.

O seminário contará com a participação de representantes de diversas instituições e parlamentares dos países do Mercosul, sublinhando a natureza transnacional e colaborativa da iniciativa. A Bacia do Rio Uruguai, que se estende desde suas nascentes até a desembocadura no Rio da Prata, representa um sistema natural de gestão única e indivisível. Nesse contexto, o Rio Uruguai é reconhecido como o “rio da integração” entre Brasil, Argentina e Uruguai, promovendo uma visão compartilhada de preservação e uso sustentável dos recursos hídricos.

Com este apoio, o Governo de Santa Catarina, em parceria com a União dos Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM), reafirma seu compromisso com iniciativas que valorizam o meio ambiente, promovem o desenvolvimento regional e favorecem a cooperação entre os países do Mercosul. O seminário é visto como um marco importante para o fortalecimento das parcerias transnacionais e para a promoção da preservação e uso racional da Bacia do Rio Uruguai, garantindo que seus recursos atendam às necessidades atuais e futuras. Estão envolvidos neste processo histórico em Santa Catarina a Fiesc, a Facisc, as hidrelétricas, a PMA, as universidades e o Governo do Estado de SC.

Por Ascom/SEMAE

FOTO: Divulgação

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']