Com o slogan “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, a iniciativa reuniu forças de segurança e comunidade em blitz de conscientização nesta segunda-feira
Na manhã de ontem, segunda-feira (4), Balneário Camboriú deu início oficialmente às atividades do Maio Amarelo 2026. A abertura ocorreu no cruzamento da 3ª Avenida com a Avenida do Estado, onde uma ação educativa mobilizou motoristas, pedestres e usuários de equipamentos autopropelidos.
Realizada pela Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), a iniciativa contou com uma força-tarefa composta por Agentes de Trânsito, Escola Pública de Trânsito, Polícia Civil, Guarda Municipal, Sindilojas e Corpo de Bombeiros Militar. Durante a abordagem, foram distribuídos panfletos informativos e bottons, além da realização de adesivamento em veículos e orientações diretas sobre regras de circulação e segurança.
RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA
O prefeito em exercício, Nilson Probst esteve presente e reforçou que a segurança viária é uma construção coletiva. “O Maio Amarelo é um momento de reflexão e responsabilidade compartilhada. Precisamos reforçar diariamente o respeito entre todos que utilizam as vias. A Prefeitura segue investindo em educação e conscientização, porque preservar vidas é sempre a nossa prioridade”, afirmou Probst.
O tema deste ano, definido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária é, “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. O delegado da Polícia Civil, Giancarlo Rossini destacou que a campanha chega à sua 13ª edição com um apelo à empatia.
– A ideia é conscientizar de que, atrás do guidão, do volante ou na faixa de pedestre, há uma pessoa com família e que está sendo esperada em casa. A proposta é que todos se coloquem no lugar do outro – pontuou o delegado.
PROGRAMAÇÃO E ENGAJAMENTO
Para o diretor-presidente da BC Trânsito, Evaldo Hoffmann, o foco está na humanização do trânsito. “Seja motorista, condutor ou pedestre, conscientizar esse cidadão é essencial para preservar vidas. As ações do Maio Amarelo são o grande destaque neste ano”, ressaltou.
A agenda do Maio Amarelo continua o próximo sábado (9), na Praça Almirante Tamandaré. A partir das 9h, o público poderá conferir:
– Exposição de viaturas das forças de segurança;
– Circuito educativo de bicicletas para crianças;
– Apresentação do K9 (cães adestrados) da Guarda Municipal.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
– 1 a 17 de maio | 18h às 20h e após às 23h
Iluminação especial amarela no Cristo Luz.
– 9 de maio | 9h às 12h
Exposição de viaturas, circuito educativo de bicicletas e apresentação do K9 da Guarda Municipal na Praça Almirante Tamandaré.
– 13 de maio | 17h30
Ação educativa sobre faixa de pedestres com alunos do CEM Ivo Silveira, por meio do Programa Transitar, nas proximidades da escola.
– 14 de maio | 11h45
Continuidade da ação educativa sobre faixa de pedestres com alunos do CEM Ivo Silveira.
– 15 de maio | Horário a confirmar
Lançamento da campanha “Estacione bem que cabe mais alguém”, na Avenida Brasil, esquina com a Rua 511.
– 25 a 31 de maio | 18h às 20h e após as 23h
Retorno da iluminação especial amarela no Cristo Luz.
– 26 de maio | 19h
Seminário sobre trânsito e segurança viária no auditório da Uniavan.
– 28 de maio | Período matutino
Palestra de encerramento do Maio Amarelo DETRAN/SC, com Evaldo Hoffmann, em Florianópolis.
– 28 de maio | Horário a confirmar
Ação “Abraço ao Cristo Luz”, no Cristo Luz.
– 30 de maio | Período integral
Aula de pilotagem de motocicletas para mulheres, na Uniavan, marcando o encerramento da programação. As interessadas podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/jvGcsoXVB4nTJyw4A
– Datas a confirmar
Exibição do laço amarelo na FG Big Wheel.
————————-
Texto: Priscila Gomes
Imagens: Divulgação/PMBC






















