Balneário Camboriú: Terreno onde será construída a policlínica passa por demarcação para retirada de vegetação

Terraplanagem no local ocorre na próxima semana

A primeira policlínica de Balneário Camboriú entra em uma nova etapa na próxima semana. O terreno onde será construída a estrutura está passando por demarcação com trabalho de topografia que irá mapear os limites para a limpeza e retirada da vegetação. O trabalho de terraplanagem está previsto para iniciar até o fim da próxima semana.

A Secretaria de Saúde adquiriu a licença ambiental necessária para o serviço de retirada da vegetação do local, após a sondagem do espaço em que as árvores se encontram. A licitação para a etapa de construção da policlínica deve ser lançada até o mês de março, após finalização do projeto realizado via consórcio.

– Seguimos avançando para a implantação policlínica de Balneário Camboriú, uma estrutura que irá ampliar, de forma significativa, a oferta de atendimentos especializados pelo SUS. Esse investimento irá fortalecer a rede pública de saúde, trazendo mais acesso, qualidade e resolutividade no atendimento à população da cidade e de toda a região – ressalta a secretária de Saúde, Aline Leal.

A área total de construção prevista da policlínica é de 3.213m², que será executada em frente ao Pronto-Socorro do Hospital Regional Ruth Cardoso, na Rua Arvoredo – Bairro dos Municípios. O projeto é estruturado em diversos núcleos de atendimento especializado, além de áreas de apoio técnico, administrativo e de ensino.

SOBRE A POLICLÍNICA

Balneário Camboriú foi a única cidade de Santa Catarina a ser contemplada com recursos do Novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) Seleções em 2025 para a viabilização de estrutura de atendimento especializado, com um repasse de R$ 16.902.340.

Entre os núcleos previstos no projeto estão o de condições crônicas não transmissíveis; tratamento de feridas; pé diabético e estomias; diagnóstico e terapia; cuidados ortopédicos; cuidado à saúde da mulher; cuidado à saúde do homem; otorrinolaringologia; saúde da criança; reabilitação; e Sala Lilás, dedicada ao cuidado integral da vítima de violência.

Já entre os serviços prestados estão: ortopedia, otorrinolaringologia, neonatologia, assistência social, fonoaudiologia, psicologia, ginecologia/obstetrícia, nutrição, enfermagem, endocrinologia, mastologia, infectologia, pneumologia, pediatria, urologia, angiologia, cardiologia, endocrinologia, hematologia, gastroenterologia, medicina do trabalho, neurologia, reumatologia, anestesiologia, nefrologia, tele-consultoria e tele-dermatologia.

Além disso, o local contará com farmácia e oferecerá exames como: endoscopia, raio-X, tomografia, ressonância magnética, mamografia e exames laboratoriais. Entre os procedimentos, estarão pequenas cirurgias.

A policlínica atenderá pacientes de toda a região via Programação Pactuada e Integrada (PPI), ou seja, não terá portas abertas. O atendimento de todos os pacientes será feito via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a construção da unidade, mais um repasse no montante de R$ 13.098.000 será destinado para a compra de mobiliários e equipamentos do local, resultando em um investimento total de R$ 30 milhões, recursos repassados pelo Ministério da Saúde, por meio da Caixa Econômica Federal.

———————

Texto: Aysla Dias

Foto: Divulgação PMBC

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News