Ativação vai vigorar durante os dias de frio intenso
Com a previsão de queda nas temperaturas e a emissão de alertas meteorológicos para frio intenso em Santa Catarina, a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Assistência Social, inicia a Operação Abrigo de Inverno para acolher pessoas em situação de rua durante os períodos de baixas temperaturas. (Proteção e Defesa Civil SC)
O abrigo será ativado sempre que a Defesa Civil emitir alerta indicando temperaturas iguais ou inferiores a 10°C. Nessas ocasiões, a equipe de Abordagem Social percorrerá as ruas do município para realizar, de forma voluntária, o encaminhamento das pessoas em situação de rua ao espaço de acolhimento.
No local, os acolhidos terão acesso a banho, jantar, café da manhã, roupas limpas e um espaço seguro e aquecido para passar a noite.
A secretária de Assistência Social, Íris Bispo da Silva destaca que a iniciativa busca preservar vidas durante os períodos de frio extremo.
– Nosso objetivo é garantir proteção e dignidade às pessoas em situação de rua nos dias de temperaturas mais baixas. Sempre que houver alerta da Defesa Civil para frio intenso, nossas equipes estarão nas ruas realizando a abordagem e oferecendo acolhimento, alimentação, higiene e um lugar seguro para passar a noite. É um trabalho feito com respeito e cuidado, sempre de forma voluntária – disse.
O Abrigo de Inverno funciona no Centro de Atividades de Lazer e Assistência Social (CALAS), localizado na Rua 428, nº 1.197, bairro Morretes.
A Secretaria de Assistência Social também está recebendo doações de roupas de inverno, principalmente peças masculinas, que serão destinadas às pessoas acolhidas durante a operação.
Quem identificar uma pessoa em situação de rua precisando de atendimento pode acionar o plantão da Abordagem Social pelo telefone (47) 99732-6724.
————————————
Texto e fotos: Carol Da Câmara






















