Oito barcos a vela foram lançadas ao mar; projeto aberto à comunidade promove a cultura náutica e ambiental
A manhã de ontem, sábado (13), representou, para os velejadores e membros da Associação Náutica de Itajaí (ANI), o dia mais aguardado do ano: o batismo das embarcações produzidas ao longo de 2025. Os barcos a vela foram construídos por meio do projeto ‘Construção Naval Amadora’, que incentiva a cultura náutica e o contato com o meio ambiente marinho.
Em uma cerimônia especial, as oito embarcações produzidas neste ano foram posicionadas na Baía Afonso Wippel, às margens da Avenida Beira-Rio, onde está localizada a nova sede da associação. Após a entrega dos certificados e emocionantes discursos, os barcos foram batizados nas águas do rio Itajaí-Açu.
– Que alegria poder encerrar o ano com esse evento tão importante. Um projeto que hoje é reconhecido na cidade, em Santa Catarina e no Brasil – comentou o presidente da ANI, Ewaldo Barreto. Ele ainda lembrou que mais de 120 barcos foram construídos ao longo da história do projeto.
As embarcações são produzidas com apoio de instrutores especializados e o espaço utilizado é um paiol localizado na Praia Brava. Evandro Malburg, 64 anos, é instrutor do curso e está no programa desde 2009. “Isto é um pedaço da minha vida, tenho muita dedicação e amor por essa turma e essa atividade. São nove meses de trabalho constante”, explica o instrutor.
O projeto Construção Naval Amadora é aberto à comunidade, sendo um dos pilares da Associação Náutica de Itajaí. A ANI desenvolve, em parceria com o Município de Itajaí, o programa Navegando Pela Cidadania. A iniciativa atende 288 crianças da rede municipal de ensino com propostas que incentivam os cuidados para com o meio ambiente marinho, a integração com a cultura e os esportes náuticos.
———————-
Texto; Secom/PMI
Foto: Luiz Lerner/Secom Itajaí





















