Itapema: Está definida a operação para simulado estadual de desastres da Defesa Civil

Itapema integra a mobilização estadual e reforça o compromisso com a prevenção

Em reunião estratégica realizada nesta terça-feira (24), a Prefeitura de Itapema alinhou a operação municipal para o 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres que será realizado nO domingo (1º/03), a partir das 8h, em todo o Estado. A definição envolveu a Defesa Civil e as secretarias de Saúde, Assistência Social, Obras, Comunicação, Segurança Pública, Educação, Esportes, Administração, FAACI e demais setores responsáveis pela resposta a emergências.

Também já foi realizada uma reunião prévia com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar para alinhar estratégias conjuntas no atendimento às ocorrências simuladas, reforçando a integração entre Município e forças estaduais de resposta.

No município, o cenário simulado será de inundação, com ações concentradas na região entre as ruas 462 e 466, no bairro Jardim Praia Mar. Durante o exercício, haverá simulação de evacuação preventiva de área considerada de risco, com deslocamento controlado para abrigo temporário que será ativado no Bairro Cristo Rei.

A Prefeitura orienta que moradores do entorno dessas regiões fiquem atentos às equipes identificadas e às comunicações oficiais. Poderão ser emitidos alertas informativos ao longo da manhã como parte do treinamento. É importante reforçar que não se trata de situação real de emergência, mas sim de um exercício coordenado de preparação.

O prefeito Alexandre Xepa destacou que o município vem avançando de forma consistente na política de prevenção desde o ano passado.

– Desde 2025 temos fortalecido a Defesa Civil, organizado protocolos e estruturado melhor nossas equipes. Avançamos muito na prevenção e na capacidade de resposta. Este simulado é mais um passo nesse processo de preparação. Nosso compromisso é estar sempre um passo à frente quando o assunto é segurança da população – afirmou.

O coordenador da Defesa Civil de Itapema, Cabo Motta reforçou que o exercício consolida essa evolução técnica.

– Hoje Itapema está mais organizada, com planejamento integrado entre as secretarias e protocolos bem definidos. O simulado é uma oportunidade de testar decisões estratégicas, comunicação com a comunidade e nossa capacidade de resposta em tempo real – destacou.

MOBILIZAÇÃO HISTÓRICA EM SANTA CATARINA

Promovido pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres já alcançou 98% de adesão entre os municípios catarinenses. A meta do Governo do Estado é atingir os 295 municípios até o prazo final de inscrição.

O treinamento ocorrerá simultaneamente em todo o território catarinense, testando a capacidade de resposta frente a cenários como enchentes, deslizamentos, enxurradas, isolamento de comunidades, interrupções no fornecimento de energia e outras situações de risco.

AS AÇÕES ACONTECEM EM TEMPO REAL E INCLUEM:

* Ativação de Gabinetes de Crise

* Registro da ocorrência simulada

* Mobilização dos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs)

* Abertura de abrigos

* Cadastro de famílias

* Solicitação simulada de ajuda humanitária

* Emissão fictícia de decreto de situação de emergência

A participação de Itapema integra essa mobilização estadual e reforça o compromisso do município com a prevenção, a preparação e a proteção da população.

—————————-

Texto: Carol Da Câmara

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News