Camboriú: Exposição “O Ano que Ousamos Pintar” abre calendário cultural de 2026  

Coletânea encontra-se exposta no saguão da prefeitura

A partir da quinta-feira, dia 8, a Prefeitura de Camboriú está recebendo a primeira exposição de 2026. A Coletânea de artes cujo nome é “O Ano que Ousamos Pintar” está instalada no andar térreo da Prefeitura, localizado na Rua Getúlio Vargas, N°77, Centro. A exposição reúne 12 pinturas de óleo sobre tela produzidas por participantes com idades entre 9 e 68 anos, evidenciando a diversidade de olhares, experiências e trajetórias que se encontram por meio da arte. As obras vão ficar disponíveis de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, até o fim de janeiro.

A exposição apresenta ao público uma jornada de coragem, de aprendizado e de encontros. As obras refletem um processo marcado inicialmente pela timidez e pela insegurança diante do novo, que, ao longo do tempo passa a dar lugar a cores mais livres, gestos mais ousados e olhares mais confiantes. Cada tela carrega não apenas técnica e estética, mas também sentimentos, histórias e descobertas pessoais.

– O Ano que Ousamos Pintar – destaca a arte como espaço de expressão, escuta e transformação, onde crianças, adultos e idosos compartilham vivências e constroem, juntos, um percurso coletivo de criação. Esta é uma ação da Prefeitura, através da Fundação Cultural com apoio da Casa da Música.

A organização das exposições no Paço Municipal é realizada pela Fundação Cultural de Camboriú. O processo funciona por meio de uma sequência organizada em forma de fila: os interessados entram em contato com a Fundação e conforme a disponibilidade do espaço, as exposições são agendadas.

Entre os participantes estão escolas, artistas locais e projetos de diferentes lugares, o que garante uma programação diversa e acessível ao público.

———————————————— 

Texto e Fotos: Pedro Eduardo Marcondes

NOTA DA REDAÇÃO:

A cultura é um dos pilares fundamentais de uma cidade, pois preserva sua identidade, fortalece o sentimento de pertencimento da população e valoriza a história e as tradições locais. Além disso, a cultura estimula a educação, a criatividade e o pensamento crítico, promove inclusão social e movimenta a economia por meio do turismo e das atividades artísticas. Por isso, investir em cultura é investir no desenvolvimento humano, social e econômico, tornando a cidade mais viva, atrativa e consciente de seu próprio valor. Parabéns a Camboriú por incentivar a cultura em todas as suas formas. (L. Pimentel).

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']
Related News