ITAJAÍ: MAIS DE R$ 100 MILHÕES EM EQUIPAMENTOS COMEÇAM A CHEGAR NO PORTO

A expectativa da empresa que deve administrar o porto é de que as atividades sejam retomadas no mês de maio

Os equipamentos são resultado de um investimento de cerca de R$ 110 milhões – Foto: Pedro Mariano/NDTV.

A empresa Mada Araújo, que deve administrar o Porto de Itajaí começou a receber na última semana os equipamentos que vão ser utilizados nas operações assim que as movimentações voltarem a fazer parte da rotina do porto.

Ao todo, chegaram ao terminal portuário duas das 12 empilhadeiras com capacidade para movimentar 45 toneladas de contêineres. Além disso, estão a caminho de Itajaí tratores, dois MHC (equipamento semelhante a um guindaste) e 24 caminhões para logística.

Os equipamentos são resultado de um investimento de cerca de R$ 110 milhões. Depois de um ano e meio sem movimentações, a empresa tem expectativa de que, em maio, os equipamentos já sejam utilizados.

– Estamos esperando agora a Receita Federal, ela já está analisando a nossa documentação de alfandegamento e acreditamos que tão logo eles concluam, a gente estará apto a funcionar – diz Marco Antônio, o CEO da Mada Araújo.

RETORNO DAS MOVIMENTAÇÕES

Empresa também desembolsou cerca de R$ 35 milhões para reparos na infraestrutura portuária – Foto: Pedro Mariano/NDTV.

A Mada Araújo já recebeu as licenças ambientais e agora aguarda a autorização emitida pela Receita Federal, o alfandegamento, para iniciar de fato a operação do terminal.

– São duas etapas muito claras: primeiro, o protocolo que nós fizemos no dia 21 do mês passado, onde são analisadas todas as documentações. Após essa etapa, a vistoria, na prática, do porto funcionando, com todos os utensílios de segurança, eles vão ver se está tudo ‘ok’ para dar o alfandegamento – explicou o CEO da empresa.

A Mada Araújo também desembolsou cerca de R$ 35 milhões para fazer os reparos na infraestrutura portuária, como a colocação de novas cabeças e defensas, equipamentos necessários para a atracação de navios, reforma no piso do pátio e a parte elétrica da área onde ficam armazenados os contêineres.

A empresa venceu o processo seletivo de arrendamento provisório no fim do ano passado com a promessa de movimentar cerca de 44 mil unidades de contêineres ao mês, deixando as mais de 400 pessoas envolvidas direta e indiretamente nas atividades do porto com esperança novamente.

Por Beatriz Nunes

*Com informações do repórter da NDTV, Pedro Mariano

 

 

Redação
Redaçãohttps://www.instagram.com/folhadoestadosc/
Portal do notícias Folha do Estado especializado em jornalismo investigativo e de denúncias, há 20 anos, ajudando a escrever a história dos catarinenses.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ultima notícia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
[bws_pdfprint display='pdf']